Home > Biblioteca > Biblioteca José Mendonça

Biblioteca José Mendonça


"A biblioteca é, para o homem de letras, o jardim das delícias. Não há espírito culto capaz de trocar as doçuras que nela se gozam pelas loucuras do mundo.
O devoto amador dos livros possui mais do que todos, porque tem a seus pés o universo inteiro, o passado e o presente, o visível e o invisível.
Que se pode comparar, no mundo, à contemplação da infinita riqueza, que a leitura nos oferece?"

"Com o falecimento de José Mendonça, em 4 de junho de 1968, a sua biblioteca, de 4.075 títulos, permaneceu instalada no seu escritório, na Rua Segismundo Mendes nº 78, nesta cidade, onde foi cuidada e conservada com amor e carinho por sua esposa, D. Maria Campos Mendonça, D. Maninha, falecida em 14 de janeiro de 1986.

Durante a vida de José Mendonça, e mesmo após a sua morte, sua biblioteca, pela variedade, raridade e riqueza do acervo que guarda, serviu não só à formação de seus filhos, mas também a um grande número de estudiosos uberabenses que dela se utilizaram como fonte de pesquisa e de conhecimento.

Pode-se dizer, sem receio de erro, que a biblioteca de José Mendonça é um instrumento extremamente relevante para a difusão cultural em Uberaba.

É, pois, uma riqueza de nossa terra e deve continuar a ser utilizada para a consecução das nobres finalidades a que tem servido.

Imbuídos desse sentimento, os filhos, noras e genro de José Mendonça e D. Maninha resolveram doá-la à Fundação Cultural de Uberaba, entidade instituída pelo Município de Uberaba, e que abriga, no seu objeto, a relevante função social de criar e manter centros artísticos, científicos e culturais, podendo um deles constituir-se na Biblioteca José Mendonça.

Passando a integrar o patrimônio da Fundação Cultural de Uberaba, que a manterá como instrumento vivo a ser utilizado por todos aqueles que se interessam pela pesquisa e pelo estudo, a biblioteca de José Mendonça continuará cumprindo, para proveito de geração de uberabenses, o ideal que ele se impôs, como programa de vida, de divulgar o saber e a cultura com amor e energia inexcedíveis."

Texto extraído da Minuta de Doação de 28 de março de 1987



© Copyright 2004/2009 - José Mendonça. Todos os direitos reservados.