Home > A Vida > O Chefe de Família

O Chefe de Família


José Mendonça e Maninha

Foto de casamento de José Mendonça e Maninha - 30/09/1930



Em 1930, José Mendonça, aos 30 dias do mês de setembro, casou-se com Maria Cunha Campos (Maninha, sua devotada esposa), filha do Dr. Alexandre da Cunha Campos, um dos homens que mais fizeram pelo progresso de Uberaba (fundador da Empresa Telefônica, importador de gado da Índia, grande comerciante, criador da maior rede de Drogarias do interior do Brasil, presidente por 29 anos do Asilo Santo Antônio e vereador Municipal) e de Dolores Coelho Cunha Campos, uma das senhoras mais ilustres de Uberaba.

Amou intensamente sua esposa, nela tendo a complementação do seu próprio ser.

Eram uma só pessoa, tal o amor que os envolvia e isso constituiu a maior felicidade de seus filhos, pois lhes deu fé na vida e nos homens e a segurança para o desenvolvimento pessoal.

José Mendonça e Maninha

Foto de noivado de José Mendonça e Maninha - 1930

Teve o casal quatro filhos: Mário Alexandre Campos Mendonça, José Campos Mendonça, Vicente de Paulo Campos Mendonça, advogados no Rio de Janeiro, e Tertuliana Cristina Campos Mendonça, bacharel em Direito, residente em Uberaba.

Foto tirada por ocasião das Bodas de Prata do casal, em 30/09/1955

Um jornalista uberabense deu-lhe o epíteto de "Cavalheiro da Bondade". Na família, ele foi a "bondade". Teve como preocupação principal, em toda a sua vida, a educação dos filhos e a compreensão, por eles, daqueles valores essenciais, o que logrou fazer graças à sabedoria do coração, sem de nenhum modo interferir no que cada um tinha de individual e próprio, mas, substancialmente, pelo exemplo da sua própria vida.

Fachada da casa da família José Mendonça, na Rua Segismundo Mendes, em Uberaba. Nesta casa, José Mendonça e Maninha moraram desde o dia de seu casamento, onde criaram seus filhos. Nela, ficava instalada a Biblioteca José Mendonça que foi transferida, por ocasião de sua doação, para a Fundação Cultural de Uberaba, em 28/03/1987, um ano depois do falecimento de sua esposa.

© Copyright 2004/2009 - José Mendonça. Todos os direitos reservados.